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Artigos de Desenvolvimento - Infância

  • O papel da afetividade na aprendizagem Infantil

    O papel da afetividade na aprendizagem Infantil

    O presente estudo objetiva analisar o papel da afetividade na aprendizagem infantil, e estabelecer reflexões a respeito de tal importância no processo ensino-aprendizagem. considerando as vertentes existentes nas relações pedagógicas estabelecidas, com o caráter determinante para o sucesso ou fracasso escolar. Neste contexto, família e escola se complementam como os dois principais ambientes const ... ler artigo

  • A importância do afeto materno inserido na linguagem do maternalês para o desenvolvimento infantil

    A importância do afeto materno inserido na linguagem do maternalês para o desenvolvimento infantil

    Este artigo sugere uma reflexão teórica acerca da importância do afeto materno inserido na linguagem do maternalês, para o desenvolvimento infantil. conforme os teóricos Elliot (1982), Bee (1996) e Ribeiro e Garcez (1988), a linguagem é o núcleo do sentido da ação recíproca que dá o significado da comunicação. Conforme Sim-Sim (1998), Hoff (2006) e Hudson (2006), através da manutenção da atenção d ... ler artigo

  • A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça?

    A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça?

    O presente trabalho tem a finalidade de discutir as influências causadas pela tecnologia na vida da criança. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica e de cunho comparativo. Para tanto, utilizou-se a seguinte questão norteadora: Qual influência da tecnologia no desenvolvimento físico, mental e social da criança? Diante essa realidade, objetiva-se analisar as consequências do uso indisc ... ler artigo

  • O brincar como instrumento de linguagem da criança: um estudo de caso

    O brincar como instrumento de linguagem da criança: um estudo de caso

    O presente artigo relata a um estudo de caso que tem como tema o brincar como instrumento de linguagem da criança, fundamentado na perspectiva teórica da psicanálise, em especial a lacaniana. O caso analisado foi de uma criança de seis anos de idade, atendida semanalmente no Instituto de Saúde do Centro Universitário Jorge Amado, no estágio em clínica psicanalítica. Objetivou-se investigar de que ... ler artigo

  • Influências sócio-familiares e depressão na infância

    Influências sócio-familiares e depressão na infância

    O artigo referencia-se nos constructos inerentes ao desenvolvimento na infância, no que concerne a modelos relacionais, valorizações familiares e sociais. Faz alusão às inquisidoras limitações da consciencialização e elaboração mental, que têm impedido a promoção do confronto e actualização das representações psicológicas, promovidas familiar e socialmente. A ornamentada imaturidade social e histó ... ler artigo

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  • Traumas da infância e o transtorno do pânico

    Traumas da infância e o transtorno do pânico

    O presente estudo constitui sobre a temática do Transtorno do Pânico e os traumas na infância de acordo com as vivências traumáticas da criança desde o nascimento e no decorrer do seu desenvolvimento através do convívio e ambiente familiar. Winnicott salienta a importância da previsibilidade do ambiente na experiência de continui¬dade. Uma mãe de humor instável, por exemplo, fará com que o bebê nu ... ler artigo

  • Conhecimento e perfil de formação das educadoras de creches sobre o desenvolvimento das crianças

    Conhecimento e perfil de formação das educadoras de creches sobre o desenvolvimento das crianças

    O ambiente creche, por décadas, fora percebido como local de cuidado da criança pequena, e não como instituição voltada para o desenvolvimento. Nesse ambiente promotor de segurança e guarda, usuários consideravam que os cuidadores eram responsáveis tão somente pela proteção. A presente pesquisa teve como objetivo analisar os conhecimentos, competências e representações de educadoras de creche sobr ... ler artigo

  • Desenvolvimento cognitivo e motor de crianças de zero a quinze meses: um estudo de revisão

    Desenvolvimento cognitivo e motor de crianças de zero a quinze meses: um estudo de revisão

    O presente artigo de revisão teórica trata do desenvolvimento cognitivo e motor da criança de zero a quinze meses. Primeiramente, será abordado sobre o recém-nascido, desde o primeiro minuto de vida, quando é feita a primeira avaliação do bebê, até o seu comportamento, reflexos e habilidades motoras. Serão enfatizados os reflexos do recém-nascido, a associação entre desenvolvimento físico e motor ... ler artigo

  • O choro do bebé

    O choro do bebé

    O artigo em questão foca a temática do choro do bebé. Primeiramente, tratam-se, de forma breve, as perspectivas teóricas preponderantes sobre o choro, onde se referem alguns autores e os seus contributos fundamentais, quer em termos empíricos, quer conceptuais. De seguida, aborda-se o choro como forma de comunicação e construção de uma relação próxima bebé-cuidador. Como acalmar o bebé é o tópico ... ler artigo

  • A função materna e a gênese da subjetividade em Winnicott e Lacan

    A função materna e a gênese da subjetividade em Winnicott e Lacan

    O artigo discute algumas diferenças paradigmáticas entre o pensamento psicanalítico de Winnicott e de Lacan, focalizando suas divergências no que tange à função materna em sua relação com a gênese da subjetividade da criança. Parte-se do princípio de que o complexo de Édipo constitui o núcleo essencial em torno do qual gravitam tais divergências. Por fim, o conceito de espaço transicional é aprese ... ler artigo