Artigos de Desenvolvimento - Infância
-
A Influência das novas formas de comunicação no desenvolvimento sócio-emocional das crianças
Com este trabalho procurou-se fazer um estudo sobre a forma como os novos meios de comunicação (Internet, Telemóveis) poderão influenciar no processo de desenvolvimento sócio-emocional das crianças que a elas têm acesso. Procurou-se neste estudo relacionar o estilo relacional que as crianças apresentam com a maior ou menos exposição a estas formas de comunicação indirecta com o outro. Este estudo ... ler artigo
-
Para um diagnóstico informal da dislexia
Se a má leitura tem sido adquirida em decorrência da alteração cerebral ou neurológica, fala-se em dislexia evolutiva ou desenvolvimental. Se o déficit aparece uma vez adquirida a leitura, fala-se em dislexia adquirida ou contraída. Seja lá como for, a dislexia não é uma doença, é uma síndrome e sua etiologia, hereditária ou neurológica, levando-nos a crer que, dada sua raridade, não é tão simples ... ler artigo
-
Como actuar nas dificuldades de acesso ao código escrito
O principal desafio dos governos, estabelecimentos de ensino e docentes, no meio escolar, é o de levar o aluno ao aprendizado da leitura, escrita e cálculo. O que deveria ser básico no processo ensino-aprendizagem se tornou um desafio aparentemente complexo para os educadores do século XXI: assegurar ao educando a aprendizagem escolar. ... ler artigo
-
A Mentira
A mentira é tão frequentemente utilizada que o seu sentido ultimamente parece tender a ser banalizado. Segundo as estatísticas (citadas por Roque Teophilo), mentimos cerca de 200 vezes por dia e em média uma vez por cada 5 minutos. ... ler artigo
-
Dislexia
A dislexia não é uma doença, portanto não podemos falar em cura. Ela é congênita e hereditária, e seus sintomas podem ser identificados logo na pré-escola. Os sintomas, ainda, podem ser aliviados, contornados, com acompanhamento adequado, direcionado às condições de cada caso. Outros tópicos deste trabalho: Etiologia da dislexia, sinais encontrados nos disléxicos, dificuldades encontradas em crian ... ler artigo
-
Inclusão Preventiva: 'Conquistando a Sensibilidade do Ser Humano'
A proposta de inclusão apresentada baseia-se num modelo de prevenção, e inicia-se pelo conceito de preocupação materna primária. São desenvolvidos alguns pressupostos teóricos, propostas de formas de intervenção e os objectivos subjacentes, entre outros. ... ler artigo
-
A Pré-História do Desenvolvimento Emocional da Criança
Há muitas dúvidas, mistérios e superstições envolvidas nas experiências e emoções vividas pela mãe gestante na formação da personalidade da criança. Nossos avós intuitivamente já percebiam e reconheciam as influências em relação ao estado de ansiedade materna e o medo sobre o bebê. ... ler artigo
-
A noção de identidade e o olhar multirreferencial: colocando algumas questões para a educação
Esta é uma reflexão crítica sobre a noção de identidade e de seu impacto sobre o contexto escolar, o qual se dá através das teorias elaboradas no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento. Entendendo que o sujeito se constrói a partir de múltiplas experiências e aprendizagens, podemos dizer que ele é um sujeito mestiço, múltiplo. ... ler artigo
-
O ciclo recursivo do abandono
O objetivo do presente estudo foi investigar a articulação entre Justiça e abrigo para o cadastramento de crianças maiores e adolescentes para adoção. ... ler artigo
-
O Trabalho de Fronteira nas relações entre géneros em espaços de brincar ao faz-de-conta
Pretende-se com este artigo mostrar o papel activo que as crianças têm na construção social das suas relações e identidades de género quando brincam ao 'faz-de-conta' no contexto do JI. O recurso a descrições etnográficas de situações observadas em zona de transgressão de género procura mostrar como o género, sendo uma categoria relacional e internamente heterogénea, é negociado e mantido pelo con ... ler artigo
- anteriores
- anteriores
- de 41 até 50, total de 61
- próximos
- próximos artigos