PUB


 

 

Artigos de Processos Psicológicos

  • Tradução e adaptação para a língua portuguesa da Bateria de Avaliação de Afasias e Perturbações Relacionadas de H. Goodglass, 2005 - Estudo Piloto

    Tradução e adaptação para a língua portuguesa da Bateria de Avaliação de Afasias e Perturbações Relacionadas de H. Goodglass, 2005 - Estudo Piloto

    Para a avaliação das afasias existem inúmeros instrumentos utilizados, entre os quais se destaca o Boston Diagnostic Aphasia Examination (BDAE) (Goodglass, 2005). A sua introdução em PortugaL, de forma clínico-científica é até ao momento inexistente. O objectivo do presente estudo foi identificar e avaliar o desempenho de sujeitos portugueses normativos na versão traduzida para o português da Bate ... ler artigo

  • Campo conceitual das estruturas aditivas

    Campo conceitual das estruturas aditivas

    Tal campo é parte da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, que considera um campo conceitual como um conjunto de situações cuja apropriação requer o domínio de vários conceitos de naturezas diferentes, procedimentos e representações simbólicas, conectados entre si. No caso do campo conceitual das estruturas aditivas estão envolvidos conceitos como: número, adição, subtração, medidas, comparaç ... ler artigo

  • Bases fundamentais da Teoria dos Campos Conceituais

    Bases fundamentais da Teoria dos Campos Conceituais

    Este artigo vem apresentar alguns dos componentes fundamentais da Teoria dos Campos Conceituais propostas por Gérard Vergnaud, sendo uma teoria psicológica sobre a conceitualização, servindo como marco teórico para as investigações relacionadas às atividades cognitivas referidas à aprendizagem da Matemática. ... ler artigo

  • Os testes psicológicos e as suas práticas

    Os testes psicológicos e as suas práticas

    Este texto faz um breve percurso histórico dos testes psicológico, e comenta o modo como os mesmos são aplicados com base nas suas diversas características: inteligência, aptidão, vocação, personalidade e outros, e chama a atenção para o princípio da isonomia que deve pautar esse tipo de atividade. Ressalta a importância de o psicólogo desmistificar a psicometria seja no contexto clínico, de seleç ... ler artigo

  • A contribuição e socialização dos conhecimentos da neuroanatomia no contexto da sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem

    A contribuição e socialização dos conhecimentos da neuroanatomia no contexto da sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem

    O presente trabalho consiste em diversas reflexões sobre a necessária participação da neurobiologia no universo escolar e a urgente reflexão das teorias pedagógicas no tocante aos procedimentos utilizados no processo de ensino e aprendizagem, destaca-se a importância de conscientizar todos os envolvidos, professores e pais tanto no desenvolvimento como também no aprimoramento de novas práxis para ... ler artigo

  • PUB


  • Discalculia ou Acalculia: localização cerebral da dificuldade de aprendizagem em matemática

    Discalculia ou Acalculia: localização cerebral da dificuldade de aprendizagem em matemática

    Verifica-se no campo acadêmico, que toda dificuldade de aprendizagem na área da matemática refere-se ao desenvolvimento de diversas habilidades incluindo as habilidades lingüísticas, perceptuais e de atenção, recorrente de falhas na representação dos fatos numéricos, na execução dos procedimentos aritméticos e respectiva representação viso-espacial, na impossibilidade de realizar cálculos mentais ... ler artigo

  • Avaliação da competência aritmética

    Avaliação da competência aritmética

    A compreensão e contagem dos números, o cálculo e a resolução de problemas apresentados verbalmente, são habilidades fundamentais para a competência aritmética e para a escolarização. Alterações nessas habilidades podem comprometer o desempenho acadêmico de crianças e ainda caracterizarem distúrbios como a acalculia e a dificuldades de aprendizagem como a discalculia. O objetivo do presente estudo ... ler artigo

  • O conceito de função e seu contexto histórico

    O conceito de função e seu contexto histórico

    Este artigo vem apresentar o estudo das funções e seu contexto histórico. Este termo foi utilizado pela primeira vez por Leibniz, como forma para estudar variações de uma quantidade que dependia de outra (ou outras), sem a preocupação de uma representação ou linguagem matemática. Mais vemos durante a história que outros matemáticos como Bernoulli e Euler, que se preocuparam em aperfeiçoar este con ... ler artigo

  • O  desenvolvimento da competência aritmética

    O desenvolvimento da competência aritmética

    As habilidades de compreensão e contagem dos números, a de calcular e a de resolver problemas apresentados verbalmente, constituem o que chamamos de Competência Aritmética. Defini-la e compreende-la nos auxilia para entendermos como se processa a construção numérica e nos ajuda a diagnosticar as dificuldades existentes nos alunos que apresentam tais dificuldades. Este artigo vem apresentar como s ... ler artigo

  • Estruturas das operações presentes na competência aritmética

    Estruturas das operações presentes na competência aritmética

    Processos que permitem manipular simbolicamente dados são estruturas operatórias existentes na Competência Aritmética. Essas operações requerem que se tenha adquirido o conceito de número, a função simbólica, a compreensão da reversibilidade, assim como uma correta percepção do tempo e da orientação espacial. As estratégias empenhadas pelas crianças variam em função da idade, em busca da rentabili ... ler artigo