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Artigos de Organizações e Trabalho

  • Consultoria & liderança: um paradigma holístico

    Consultoria & liderança: um paradigma holístico

    Foram abordadas várias teorias sobre liderança, desde as teorias clássicas que incluem as teorias de personalidade, teorias comportamentais e as teorias situacionais e contingenciais, passando pelas novas abordagens de teorias que se focalizam no estilo de liderança transformacional e transaccional. Posteriormente foi abordado o conceito de consultoria e uma breve introdução histórica, assim como, ... ler artigo

  • A psicologia organizacional e do trabalho na contemporaneidade: as novas atuações do psicólogo organizacional

    A psicologia organizacional e do trabalho na contemporaneidade: as novas atuações do psicólogo organizacional

    Sabendo que a Psicologia Organizacional e do Trabalho ocupa a 2° maior área procurada para atuação, o presente estudo tem como objetivo investigar quais as possibilidades de atuação do psicólogo organizacional no mercado de trabalho contemporâneo, o que mudou na profissão do Psicólogo Organizacional, seus principais estudos e as suas contribuições. Diante disso, este estudo apresenta elementos de ... ler artigo

  • Cultura e mudança organizacional: compreendendo o individuo na organização

    Cultura e mudança organizacional: compreendendo o individuo na organização

    Uma mudança organizacional requer o planejamento e o gerenciamento de toda e qualquer organização para que seus impactos não sejam danosos ás pessoas que ela compõe. A mudança na organização envolve a cultura da mesma, que por sua vez, é repassada a todos os membros. A definição de modelos e estratégias que norteiam as tomadas de decisão da empresa envolve a sua cultura. Uma mudança organizacional ... ler artigo

  • Cultura e mudança organizacional: compreendendo o individuo na organização

    Cultura e mudança organizacional: compreendendo o individuo na organização

    Uma mudança organizacional requer o planejamento e o gerenciamento de toda e qualquer organização para que seus impactos não sejam danosos às pessoas que ela compõe. A mudança na organização envolve a cultura da mesma, que por sua vez, é repassada a todos os membros. A definição de modelos e estratégias que norteiam as tomadas de decisão da empresa envolve a sua cultura. Uma mudança organizacional ... ler artigo

  • Memória e cultura organizacional como ferramenta na gestão

    Memória e cultura organizacional como ferramenta na gestão

    Este artigo tem como objetivo discutir a importância da memória e da cultura organizacional como ferramentas importantes para identificar e minimizar eventuais situações problemas nas organizações, bem como fortalecer o relacionamento da mesma com clientes, parceiros e colaboradores. Assim, as experiências do passado e do presente de uma organização se constituem em peças-chave para um projeto de ... ler artigo

  • Concursos públicos e a expectativa de trabalho estável

    Concursos públicos e a expectativa de trabalho estável

    Apresenta-se, neste artigo, como a evolução histórica do ato de trabalhar e a transformação da sociedade contribuíram para o surgimento de uma nova classe de profissionais – os concurseiros - que visam trabalhar em órgãos públicos e, consequentemente, ter um emprego estável. Para compreender esta transformação, analisou-se a influência do trabalho na qualidade de vida do indivíduo, seus efeitos so ... ler artigo

  • Memória e cultura organizacional como ferramenta na gestão

    Memória e cultura organizacional como ferramenta na gestão

    Este artigo tem como objetivo discutir a importância da memória e da cultura organizacional como ferramentas importantes para identificar e minimizar eventuais situações problemas nas organizações, bem como fortalecer o relacionamento da mesma com clientes, parceiros e colaboradores. Assim, as experiências do passado e do presente de uma organização se constituem em peças-chave para um projeto de ... ler artigo

  • O estresse e a qualidade de vida no ambiente de trabalho em organizações do segmento de Call Center

    O estresse e a qualidade de vida no ambiente de trabalho em organizações do segmento de Call Center

    Este registro acadêmico teve por objetivo, analisar a relação de estresse e a falta de Qualidade de Vida no Trabalho nas organizações de segmento de Call Center. O estresse tornou-se parte da vida moderna com uma ênfase negativa. Na pesquisa, pôde-se perceber, porém, que o estresse é imprescindível para o ser humano, e a diferença entre os aspectos negativos e positivos é algo singular e subjetivo ... ler artigo

  • A organização e a gestão dos recursos humanos por meio dos estoques: uma abordagem crítica

    A organização e a gestão dos recursos humanos por meio dos estoques: uma abordagem crítica

    O objetivo desta pesquisa é realizar uma reflexão sobre a organização da produção e do processo de trabalho no contexto da mundialização do capital. A análise restringe-se às mudanças organizacionais que foram introduzidas na indústria de forma, em especial na automobilística. Com sabemos, essa indústria, desde a introdução da esteira transportadora, tornou-se o palco privilegiado das lutas de res ... ler artigo

  • A gestão capitalista e a degradação subjetiva e objetiva do trabalho

    A gestão capitalista e a degradação subjetiva e objetiva do trabalho

    O objetivo desta pesquisa é refletir sobre uma nova forma de gestão que emerge a partir da crise da organização taylorista-fordista do processo de trabalho: o sistema de produção em massa flexível. Este novo modelo propaga-se em um momento histórico particular, com a ideologia neoliberal, a crise do Estado Social e a emergência do regime de acumulação do capital predominantemente financeiro redefi ... ler artigo