Significações, reacções familiares, avaliação, apoio à doença e luto

2011
estelalandeiro@gmail.com
Psicóloga Clinica. Mestre em Psicoterapia e Psicologia da Saúde. Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE (Portugal)

Significações, reacções familiares, avaliação, apoio à doença e luto Nova página 1

Sabemos que a vivência de uma doença apresenta, para além de problemas somáticos, problemas psicológicos importantes. A significação de um determinado acontecimento determina a reacção emocional a esse acontecimento. O doente e a sua família são confrontados com novas exigências, alterações nas suas rotinas, mudanças constantes e readaptações diversas. O que faz com que possam experimentar exigências superiores aos seus recursos pessoais e, consequentemente, sofrer de maior perturbação, ou ter maior risco de desenvolver problemas emocionais. Neste processo de vivência da doença existe uma questão angustiante que a pessoa e a família usualmente se coloca: ´como é que a doença vai evoluir?´ Para além dos medos inerentes ao processo crónico, há também o medo da morte. Face a uma situação de doença terminal, é imperativo o confronto com a morte. Apesar da maioria das famílias reagir de uma forma resiliente, estudos demonstram que o luto não acontece apenas ao nível emocional, mas também ao nível físico, intelectual, social e espiritual O processo de luto é, para algumas pessoas, a maior situação de crise que terão de enfrentar, no entanto permite que a pessoa se adapte ao significado que a perda tem na sua vida.