PUB


Como elaborar uma referência bibliográfica de um artigo online

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

A citação de referências consultadas na Internet constitui fonte de alguma confusão, embora nos últimos tempos tenham sido disponibilizados na Internet numerosos trabalhos sobre o assunto.

A produção de referências bibliográficas de artigos publicados em periódicos eletrónicos deve seguir um procedimento diferente daquele utilizado para publicações impressas.

No que respeita a normalização bibliográfica, o Portal dos Psicólogos adopta a norma NP 405 – Informação e Documentação: Referências Bibliográficas [Documentos Eletrónicos - NP405-4].

Como as páginas da web podem ser removidas sem aviso prévio e sem deixar grandes vestígios, é de extrema importância que se coloque a data de acesso à página.

Apresenta-se de seguida informação sobre os elementos essenciais que devem sempre constar de uma referência, bem como alguns exemplos.
Por favor, tenha também atenção à pontuação.

ESTRUTURA:
APELIDO, Nome (Autores do artigo) – Título do artigo. In Título do periódico [Em linha]. Ano. [Consult. a ….]. Disponível em URL. ISSN.

------------

EXEMPLO:
Gonçalves, Carlos Manuel; Coimbra, Joaquim Luís; Ramos, Sara - “Estatuto dos adolescentes face às escolhas vocacionais”. Psicologia.pt - O Portal dos Psicólogos. [Em linha]. 2003. [Consult. a 11.08.2006]. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0121. ISSN 1646-6977.

------------

Psicologia.pt - O Portal dos Psicólogos
Psicologia.pt - Newsletter
ISSN 1646-6977
Registado no CNPq/Plataforma Lattes Brasil