Colaboradores

O Portal dos Psicólogos pratica uma política de abertura e incentivo à publicação de conteúdos por parte de colaboradores externos, estando subjacentes princípios de abertura do Psicologia.pt à comunidade enquanto espaço plural e participado, bem como de criação de condições favoráveis ao estabelecimento de relações entre o Psicologia.pt e colaboradores das quais advenham ganhos recíprocos, constituindo-se, deste modo, como pedras angulares da edificação do projecto Psicologia.pt - Portal dos Psicólogos.

Apresenta-se, de seguida, uma pequena grelha estrutural das possíveis modalidades de colaboração com o intuito de facilitar a articulação entre os formatos, âmbitos e temas promovidos pelo Psicologia.pt e os interesses, competências e produções de cada autor.

PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDOS

Artigos científicos e técnicos, trabalhos de curso, monografias e teses
Contempla a publicação de artigos e trabalhos sobre estudos ou investigações, a publicação de teses (Mestrado Integrado, Mestrado ou Doutoramento), a apresentação e descrição de projectos de intervenção ou práticas de psicólogos ou ainda revisões de literatura subordinada a temas específicos. Ver Normas de Publicação.

Artigos sobre Carreira e Desenvolvimento Pessoal
Consistem em textos de menor dimensão, instrutivos, reflexivos e práticos, dedicados aos muitos aspectos relacionados com o desenvolvimento tanto pessoal como profissional, o auto-conhecimento, ou a promoção de competências transversais, com interesse não só para os psicólogos mas também para as generalidade das pessoas em geral. Poderá consultar alguns exemplos destes artigos no sector de Carreira e Desenvolvimento Pessoal. Inegavelmente, este é um dos setores do portal mais requisitados pelos seus visitantes, particularmente pelo público generalista.

Artigos de opinião / colunistas
Basicamente consistem em textos de opinião pessoal sobre qualquer assunto relacionado com a psicologia, com os psicólogos ou com a actualidade nacional e internacional com relevância para os campos técnico e profissional da Psicologia e para os leitores do Portal. Estes artigos deverão ter um particular cuidado literário e evidenciarem interesse e valor acrescentado para os leitores do Portal, podendo os colaboradores deste tipo de conteúdos adquirir o estatuto de colunista caso tenham interesse numa participação mais regular. A obtenção deste estatuto apresenta diversas mais-valias para os autores: a inserção de uma foto e mini-cv de cada autor, a presença no grupo "Colunistas" e a fidelização dos visitantes do portal em torno de cada autor (i.e. maior visibilidade e reputação). Face ao elevado nº de visitantes do Psicologia.pt esta é, sem dúvida, uma excelente estratégia de marketing pessoal e profissional.

Filmes
Muitas produções cinematográficas podem, inegavelmente, contribuir para a compreensão de determinadas problemáticas ou vivências relacionadas com o âmbito de estudo e de intervenção da Psicologia e serem de interesse para a prática profissional dos psicólogos. Neste âmbito, foi desenvolvido um sector dedicado à Psicologia na 7ª Arte. Neste espaço são publicados sugestões de filmes seleccionados, bem como comentários enriquecidos com a mais-valia que o conhecimento e experiência de um psicólogo lhes pode oferecer.

COLABORAÇÃO CONTÍNUA

Moderação dos fóruns
Com este tipo de colaboração pretende-se criar uma maior dinâmica nos fóruns do Psicologia.pt e incentivar uma participação mais activa por parte dos seus utilizadores. Neste âmbito, cabe aos “Moderadores” dos fóruns autorizar, criticar, comentar e gerir os conteúdos e a comunicação nos vários temas. Para o efeito, os “Moderadores” devem apresentar interesse, competência e zelo nas áreas pelas quais fiquem responsáveis, na medida em que a qualidade dos fóruns depende, em larga medida, do trabalho desenvolvido pela figura do moderador.


Para além de todas estas modalidades, a equipa do Portal dos Psicólogos agradece a todos os colaboradores e visitantes o envio de sugestões sobre outros conteúdos e funcionalidades de interesse ou outras propostas de trabalho.

O Psicologia.pt dará especial atenção à criação de condições que permitam a merecida visibilidade dos trabalhos enviados bem como dos respectivos autores, indo-se de encontro aos seus melhores interesses e estabelecendo-se uma relação equilibrada de ganhos mútuos.

Neste sentido, face à visibilidade do Portal dos Psicólogos, colaborar de forma explícita com este portal poderá ser também uma interessante estratégia de promoção profissional, uma vez que serão associados a cada conteúdo o nome, contacto de email e outros dados pertinentes do respectivo autor. Conheça mais vantagens.

Para colocar as suas dúvidas ou apresentar propostas de colaboração por favor contacte-nos através do email geral@psicologia.pt