PUB


 

 

Trabalhos de Curso

  • Photo

    O tornar-se Pessoa na ótica rogeriana: os desafios de constituir-se aprendiz na educação superior

    Tornar-se Pessoa remete à ideia de um processo de continuidade, complexidade e profundidade em busca de si mesmo, um olhar para a integralidade do sujeito e seu projeto de vir a ser pessoa articulado ao contexto da educação em que se apreende o conteúdo em primeira instância como cidadão, consequentemente os efeitos que o mesmo lhe causa em seu papel de aluno. O objetivo desta pesquisa é conhecer ... ler trabalho

  • Photo

    Efeitos do uso das novas tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento emocional infantil: uma compreensão psicanalítica

    O presente estudo propõe-se a pensar os efeitos que o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) pode ocasionar para o desenvolvimento emocional infantil, através de uma compreensão psicanalítica. Sendo assim, o termo desenvolvimento foi escolhido para situar a constituição da criança enquanto sujeito. Além disso, o artigo discute sobre as possíveis consequências do uso excessiv ... ler trabalho

  • Photo

    Processo de abstinência na reabilitação de usuários de substâncias psicoativas sem o apoio familiar: reflexão a partir de vivência em CAPS-AD

    O presente artigo baseia-se no relatório de vivência de estágio realizado por aluna do sexto período de psicologia da faculdade de ciências humanas de Olinda, no CAPS-AD (centro de apoio psicosocial- álcool e drogas) Maria Eliane de Aguiar em Paulista-Pe, o qual consiste num projeto de reabilitação de dependentes químicos, usuários de álcool e demais drogas. Foram realizados cinco encontros totali ... ler trabalho

  • Photo

    Atenção aos cuidadores de pessoas com a doença de Alzheimer

    A doença de Alzheimer (DA) é uma patologia neurodegenerativa mais frequentemente associada à idade, cujas manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas resultam em uma deficiência progressiva e uma consequente incapacitação do doente. Estes sintomas são frequentemente acompanhados por distúrbios cognitivos e comportamentais, como agressividade, alucinações, hiperatividade, irritabilidade e depress ... ler trabalho

  • Photo

    Interação social e o processo de mediação entre crianças de uma escola de educação infantil

    Os aspectos cognitivo, motor e socioemocional da criança decorrem simultaneamente em seu cotidiano, e o período pré-escolar é determinante para o desenvolvimento. Diante disso, o presente artigo busca relatar o processo de interação social e mediação em uma instituição infantil, utilizando a perspectiva sócio-histórico-cultural em uma turma com crianças de 3 a 4 anos de idade, descrevendo o proces ... ler trabalho

  • PUB
      


  • Photo

    O envolvimento dos pais na tomada de decisão vocacional

    Os pais desempenham um papel de grande influência no que respeita à escolha e à tomada de decisão vocacional dos filhos. Neste âmbito, cada vez se aceita e promove o seu envolvimento no processo de orientação escolar e profissional. Algumas variáveis familiares parecem exercer grande impacto na escolha e tomada de decisão dos jovens, nomeadamente: as expectativas dos pais quanto ao futuro académic ... ler trabalho

  • Photo

    Um estudo epistemológico sobre a psicologia sócio-histórica

    Se pretendeu com este ensaio teórico demonstrar as características epistemológicas que subjazem o cânone do pensamento da Psicologia Sócio-Histórica, principalmente aquela referente à sua principal expoente no Brasil: Ana Mêrces Bahia Bock. Ficou evidente o problema não apenas ontológico mas também epistêmico. Identificou-se as esferas de poder como a política e a ciência se intercruzando, produzi ... ler trabalho

  • Photo

    O paradigma da educação inclusiva como espaço democrático da aprendizagem do autista

    A criança inicia sua história ainda no ventre materno, a qual será enriquecida à medida que ela for crescendo e participando do mundo que a cerca. Caracterizado pela presença acentuada atípica na interação social e comunicação, o autismo também apresenta um repertório restrito de atividades e interesses. Há quem chame as três áreas afetadas de tríade autista – socialização, comunicação e comportam ... ler trabalho

  • Photo

    O TDAH em alunos do ensino fundamental I

    O presente artigo trata sobre a temática do TDAH em alunos do ensino fundamental I. O TDAH é conceituado como um distúrbio neurofisiológico, com sinais de falta de atenção e impulsividade não adequadas ao nível de desenvolvimento, sendo prejudicial à aprendizagem em crianças na idade escolar. A área foco deste artigo foi justamente a escolar na qual é perceptível o grande impacto na aprendizagem. ... ler trabalho

  • Photo

    Os paralelos entre as fases do desenvolvimento cognitivo e gráfico

    O intuito deste trabalho é produzir um paralelo entre as teorias desenvolvimentistas das esferas cognitiva e gráfica. Fez-se essa relação através da Teoria da Inteligência de Jean Piaget e a Teoria do Grafismo de Georges Henri-Luquet de maneira a demonstrar as correspondências entre as teorias. Passaremos em revista os estágios cognitivos sobre os quais Piaget se desdobrou e por fim iremos explici ... ler trabalho