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Qualidade na saúde à luz da acreditação hospitalar e sua interface com a gestão de pessoas

2012
joaofcfilho@hotmail.com


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Qualidade na saúde à luz da acreditação hospitalar e sua interface com a gestão de pessoas Nova página 1

A Acreditação hospitalar é um sistema de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde. Sua prática é voluntária, periódica e reservada e a avaliação é realizada por organizações acreditadoras que verificam se as instituições de saúde estão correspondendo às exigências estabelecidas pela metodologia que está sendo aplicada. O presente artigo tem os seguintes objetivos: compreender o processo de Acreditação hospitalar a partir do modelo nacional e dos internacionais, descrevendo as etapas para obtenção do certificado de acreditado, bem como realizar um diálogo com as práticas de Gestão de Pessoas. Em relação à metodologia utilizada, foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando as bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), bem como livros e endereços eletrônicos relacionados ao tema. Os resultados encontrados indicam que as prestadoras de serviços de saúde estão buscando, por meio da certificação de qualidade, sua sustentabilidade no mercado, pois aquelas que possuem alguma certificação têm um diferencial dentro do mercado competitivo. Além de tal vantagem competitiva, a Acreditação contribui na redução de custos, amenizando os riscos e ações que possam proporcionar algum dano ao paciente. Os resultados encontrados também indicaram que há ampla publicação sobre o tema e é notória a prevalência de publicações acerca da metodologia ONA em relação às metodologias internacionais, o que sugere novos estudos sobre tais metodologias. No que tange à interface com a Gestão de Pessoas, foi constatado que tanto no processo de implementação da Gestão da Qualidade quanto na garantia de sobrevida desse mesmo processo, é imprescindível a participação de todos os atores organizacionais.

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