PUB


Importância no processo terapêutico da interpretação dos sonhos baseada na psicologia analítica: teoria e considerações com base no filme "Sonhando Acordado"

2016
psicolucascustodio@gmail.com
Formado em Psicologia pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), Brasil

A- A A+
Importância no processo terapêutico da interpretação dos sonhos baseada na psicologia analítica: teoria e considerações com base no filme "Sonhando Acordado"

Os sonhos sempre tiveram uma importância singular para a maioria das culturas do mundo. Desde presságios do futuro e conversas com Deuses a aprendizados de novos rituais e criações artísticas. Mesmo com a ciência e a explicação cognitiva de como o sonho ocorre em nosso cérebro, ainda se discute por quais motivos sonhamos. Freud trouxe uma das primeiras luzes para a completude dos sonhos em seu livro a Interpretação dos Sonhos, porém apenas com Jung este estado onírico ganhou uma maior subjetividade. Os sonhos como mecanismos compensatórios são analisados do ponto de vista do próprio sujeito (inconsciente pessoal), mas também conseguimos ver arquétipos (inconsciente coletivo) e entender como ele está lidando com as fases e situações de sua vida. Com base neste conceito e na teoria da Psicologia Analítica serão interpretados os sonhos do filme “Sonhando Acordado” de Michel Gondry para entendermos a importância da interpretação dos sonhos na prática clinica. Apesar de ser uma interpretação do ponto de vista do autor e não do próprio personagem em si, conseguimos perceber alguns complexos ativos e arquétipos que rondam a vida do personagem, e ainda observar símbolos e repetições que ocorrem na sequência dos sonhos, que trazem riqueza para o entendimento da personalidade do personagem e até de como ele se posiciona no mundo.

 Ler texto integral em PDF