PUB


 

 

Um diálogo sobre o ensino e a aprendizagem em avaliação psicológica: a formação em foco

2012
natalia.oliveiraviana@yahoo.com.br
Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Foi monitora do Laboratório de Avaliação Psicológica da PUC Minas São Gabriel por dois anos. Auxiliar de pesquisa nas pesquisas intituladas ´Treinamento Cognitivo de Escolares de Diferentes Níveis Intelectuais´ e ´Pesquisa de Egressos do curso de Psicologia da PUC Minas São Gabriel´. Participou do VIII Curso de Férias de Neuropsicologia e do VI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, entre outros.

A- A A+
Um diálogo sobre o ensino e a aprendizagem em avaliação psicológica: a formação em foco Nova página 1

A avaliação psicológica está inserida na prática profissional do psicólogo em diversas áreas de atuação, e somente este profissional pode realizar este trabalho utilizando de técnicas e instrumentos psicológicos. No entanto, a avaliação psicológica vem sofrendo críticas nos últimos anos, tanto dos próprios psicólogos como de vários setores da sociedade. Diversos autores dedicados ao campo apontam que a formação encontra-se deficitária e os profissionais estão saindo das faculdades sem conhecimentos suficientes para atuar no mercado de trabalho. Tendo isso posto, a temática central deste trabalho refere-se a uma pesquisa realizada em Belo Horizonte/MG, com doze docentes da avaliação psicológica de nove faculdades desta capital. Buscou-se investigar o posicionamento dos docentes, quanto ao ensino da avaliação psicológica, aprendizagem dos conteúdos e a formação dos estudantes de Psicologia neste campo. A pesquisa evidenciou, entre outros aspectos, que na opinião da maior parte dos docentes a formação atualmente oferecida é uma formação básica e que necessita de um investimento posterior por parte desse profissional que se interesse pela avaliação psicológica.

 Ler texto integral em PDF