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Que brinquedo oferecer ao meu filho?

2019
jvalerio@netcabo.pt
Psicóloga clínica
Publicado no Psicologia.pt a: 2019-07-01

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Que brinquedo oferecer ao meu filho?

Escolher o brinquedo mais adequado para cada fase do desenvolvimento da criança é fundamental para estimular a sua curiosidade e as suas habilidades motoras e intelectuais, contribuindo para o seu crescimento.

O brinquedo ideal é aquele que representa um desafio para a criança que o recebe e que se encontra um pouco à frente do seu grau maturativo, sem no entanto ser demasiado avançado ao ponto de a poder desmotivar.  

 

DO NASCIMENTO AOS 2 ANOS

Durante os primeiros anos de vida, é importante que os brinquedos promovam a estimulação dos sentidos, permitindo a experimentação por meio do tato, da audição, do olhar, do paladar ou do olfato. Como tal,  os brinquedos devem ser macios, coloridos, com diferentes texturas e produzir algum som, sem ser em exagero. Os brinquedos não devem ter peças pequenas e perigosas que se possam soltar e ser engolidas ou aspiradas, nem bordas afiadas que possam magoar.

As indicações são:

  • mobilies coloridos, colocados por exemplo sob o berço,  que estimulem  a visão, o tato e a audição, através das suas formas, texturas e  sons

  • brinquedos de berço

  • chocalhos

  • mordedores que aliviam o desconforto que vem do nascimento dos dentes

  • brinquedos musicais com sons moderados

  • chaves coloridas, rocas e bolas com guizos

  • brinquedos de borracha para apertar que estimulem o desenvolvimento da motricidade fina

  • brinquedos falantes que emitam som quando se pressiona um botão e que estimulam a curiosidade pela relação causa/efeito.

  • brinquedos que incentivem o sentar e gatinhar tais como: brinquedos flutuantes, eletrónicos, de empilhar, blocos para encaixar e alinhar.

  • bonecos e carrinhos (compactos, sem peças amovíveis).

  • livros apelativos com imagens coloridas

 

DOS 3 AOS 5 ANOS:

Nesta fase, os brinquedos vão ajudar a estimular o conhecimento, o raciocínio, a memória, a coordenação motora e também a imaginação.  Podem ser inseridos jogos com regras fáceis, que permitam trabalhar o raciocínio, as emoções e a resistencia à frustração. Os brinquedos que estimulem brincadeiras ao ar livre e em grupo são igualmente importantes ao nível da socialização.

As indicações são:

  • brinquedos que estimulem o faz de conta e a representação de vários papeis como bonecas, casinhas, carrinhos que permitem a encenação de conflitos e a elaboração dos mesmos

  • brinquedos que imitem a realidade como animais de plástico (domésticos ou selvagens), cozinhas, quintas, meios de transporte

  • conjuntos de pintura, tintas e lápis que fomentem a criatividade e desenvolvam a imaginação da criança.

  • instrumentos musicais

  • triciclos

  • puzzles que favoreçam a concentração e a motricidade fina da criança.

  • plasticina

  • quadro negro com giz.

  • quadro para pintar e escrever.

  • jogos didáticos

  • livros de contos infantis que estimulem o gosto pela leitura

  • livros de atividades.

  • legos e construções.

 

DOS 6 AOS 8 ANOS

Neste período são indicados jogos de regras mais complexas e brinquedos que estimulem o espírito inventivo, a imaginação, o raciocínio lógico e conceitos matemáticos. As crianças devem ser estimuladas a ler e a fazer atividades que envolvam habilidades físicas e que promovam a convivência em grupo e a aprendizagem social.

As indicações são:

  • jogos de tabuleiro

  • jogos eletrónicos

  • quebra-cabeças

  • argila para moldar

  • puzzles, legos, construções

  • bicicletas

  • bolas

  • artigos de desporto

  • conjuntos de pinturas, tintas e lápis

  • livros de contos infantis

  • livros de atividades

 

DOS 9 AOS 12 ANOS

Nesta fase as crianças e pré-adolescentes começam a desenvolver habilidade específicas e a definir os seus gostos e os seus interesses, pelo que é conveniente indagar sobre isso. No entanto, importa continuar a estimular a sua capacidade de raciocínio e a sua criatividade.

As indicações são:

  • livros

  • instrumentos musicais

  • jogos de mágica

  • kits de química

  • jogos eletrónicos

  • música

  • jogos de tabuleiro

  • jogos de mesa

  • artigos desportivos

 

Antes de comprar um brinquedo para as crianças é importante os pais colocarem as seguintes questões a eles próprios:

  • O brinquedo incentiva o desenvolvimento de habilidades físicas ou intelectuais no meu filho?

  • O brinquedo/jogo é adequado para uma interação com outras crianças ou jovens?

  • O brinquedo permite-me brincar/jogar com os meus filhos?

  • O retorno é proporcional ao investimento?

  • O brinquedo é oferecido para promover o desenvolvimento dos meus filhos ou como uma forma de compensar a minha ausência?

 

Mais importante que os brinquedos em si são as próprias brincadeiras que podem ser feitas com poucos recursos, o essencial é usar a imaginação.

Joana Valério

Joana Valério é Psicóloga, Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialista em Psicologia da Educação. Possui licenciatura e mestrado em Psicologia (área de especialização de Psicologia Clínica) pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Realizou formação em Psicoterapia Psicanalítica pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica e é Formadora Certificada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Desenvolveu atividade clínica no Serviço de Psicologia e na Equipa de Almada (consulta externa e internamento) do Hospital Psiquiátrico Miguel Bombarda, ao nível da avaliação psicológica e psicoterapia. Exerceu atividade como formadora e, desde 2012, é técnica do Centro de Recursos para a Inclusão da Cerci, integrada no projeto de parceria com os agrupamentos de escolas locais, onde presta acompanhamento psicológico e psicopedagógico aos alunos referenciados com necessidades educativas especiais. Exerce clínica privada e, desde Março de 2016, integra a Equipa da ClaraMente, Serviços de Psicologia Clínica e Psicoterapia, que visa a promoção da saúde mental e da qualidade de vida daqueles que a procuram.

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