Pesquisa
 

 

 

   Formação e Eventos   |   Livros   |  Newsletter   |  Fóruns   |   Colunistas   |   Diretório de Psicólogos
   homepage  >  artigos  >  educação e formação

A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado
Hérica Aparecida Souza Salomão, Marilaine Martini, Ana Paula Martinez (orientadora)
anapama@hotmail.com
Acadêmicas do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC/RO. Orientadora: Professora de Psicologia da UNESC. Mestre Educação Especial pela UESCAR
2007

Idioma: Português (Brasil)
Palavras-chave: Brincadeiras, Escolha livre, Psicomotricidade, Educação Infantil

Resumo

Nova página 1

O eixo principal deste artigo fundamenta-se em trazer à luz algumas considerações acerca da brincadeira e do desenho da criança até os seis anos de idade. A partir Winnicott e outros teóricos, buscou-se direcionar que o brincar e o desenhar são uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia do ser em desenvolvimento. A maneira como uma criança brinca ou desenha, reflete sua forma de pensar e sentir. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas.

Ler texto integral


 
  Versão para impressão
  Recomende este artigo
  Publique os seus trabalhos
  Como citar artigos obtidos na internet
 

 

MAIS ARTIGOS SOBRE: Educação e Formação

 
A avaliação do desenvolvimento e da aprendizagem escolar: metodologias e práticas de investigação em psicologia
 
A sexualidade e orientação sexual nas escolas
 
A atuação do psicológo escolar e o desenvolvimento histórico da psicologia educacional
 
A atuação do psicólogo nos programas de medidas sócio-educativas em meio aberto e em unidades de internação
 
Práticas no ensino de instituição de educação formal. O papel do psicólogo na escola - Um estudo de caso

 

 

 

 

 

 [Mais artigos]

 

 
 
 
 
 
 
 


 
 
Destaques

Consulte a nossa oferta de Dinâmicas de Grupo
Dinâmicas de Grupo

Consulte as novidades na secção de Livros
Livros


 
Sobre o Psicologia.pt   |   Informações Legais   |   Contactos   |   Publicidade   |   Pagamentos   |   Dados de tráfego
Recomende este site 
© 2005-2014 Psicoglobal, Lda
Todos os direitos reservados
Áreas da Psicologia   |   Artigos   |   Fóruns   |   Humor   |   Instrumentos Técnicos   |   Links
Livros  |   Newsletter   |   Notícias   |   Profissional e Estudante   |   Colaboradores   |   Directório de Psicólogos
Licença Creative Commons
O conteúdo desta página está licenciado sob uma
licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.