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Artigos de Educação e Formação

  • O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo corresponde às práticas desenvolvidas na escola e envolve conhecimentos historicamente produzidos e acumulados, articulados às experiencias dos estudantes, os quais contribuem para a formação integral e cidadã. Nas últimas décadas a educação vem buscando construir um currículo aberto, flexível, dinâmico, diversificado e que atenda as reais necessidades dos educandos, contribuindo para ... ler artigo

  • Sarau: a arte como processo da construção identitária do adolescente

    Sarau: a arte como processo da construção identitária do adolescente

    A escola é um ambiente de construção, de conhecimentos e de diversas relações interpessoais que influenciam a constituição da identidade. Numa sala de aula do 9º ano de uma escola de referência na cidade do Recife-PE, campo de prática da Faculdade Pernambucana de Saúde, foi observada uma dinâmica escolar influenciada pelo ensino tradicional, com verticalização da relação professor-aluno caracteriz ... ler artigo

  • Mediação escolar - a escola como cenário promotor de conflitos

    Mediação escolar - a escola como cenário promotor de conflitos

    O artigo em questão reside sobre o tema da mediação, mais precisamente da mediação escolar. Ao longo dos anos, a noção de mediação e os campos onde a sua atuação pode ocorrer tem gerado uma grande controvérsia. Na atualidade, a mediação é frequentemente associada a representações e práticas muito distintas, sendo deste modo entendida como um processo que pode, deve e está presente em vários conte ... ler artigo

  • O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo corresponde às práticas desenvolvidas na escola e que envolve os conhecimentos historicamente produzidos e acumulados, articulados às experiencias dos estudantes, os quais contribuem para a formação integral e cidadã. Nas últimas décadas a educação vem buscando construir um currículo aberto, flexível, dinâmico, diversificado e que atenda as reais necessidades dos educandos, contribuind ... ler artigo

  • A inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e as contribuições do psicopedagogo com formação clínica e institucional

    A inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e as contribuições do psicopedagogo com formação clínica e institucional

    A inclusão escolar na rede regular de ensino tem se transformado cada vez mais numa realidade na educação brasileira. Dentre os desafios a serem superados, encontra-se a prática pedagógica dos professores, pois esta tem demonstrado não atender as reais expectativas dos educandos. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar de que forma a inclusão escolar vem sendo realizada nos a ... ler artigo

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  • Incidência de pensamentos negativos ao falar em público em universitários e sua relação com os aspectos comportamentais e sócio demográficos

    Incidência de pensamentos negativos ao falar em público em universitários e sua relação com os aspectos comportamentais e sócio demográficos

    Neste trabalho foi pesquisada a incidência de pensamentos negativos no ato de falar em público em estudantes da Universidade Tuiuti do Paraná, bem como sua incidência de acordo com os aspectos comportamentais e sócio demográficos apresentados. Usou-se um questionário específico construído para este trabalho, associado ao Self Statements during Public Speaking Scale (SPSS), instrumento que foi adap ... ler artigo

  • O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo corresponde às práticas desenvolvidas na escola e que envolve os conhecimentos historicamente produzidos e acumulados, articulados às experiencias dos estudantes, os quais contribuem para a formação integral e cidadã. Nas últimas décadas a educação vem buscando construir um curríclo aberto, flexível, dinâmico, diversificado e que atenda as reais necessidades dos educandos, contribuindo ... ler artigo

  • A inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e as contribuições do psicopedagogo com formação clínica e institucional

    A inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e as contribuições do psicopedagogo com formação clínica e institucional

    A inclusão escolar na rede regular de ensino tem se transformado cada vez mais numa realidade na educação brasileira. Dentre os desafios a serem superados, encontra-se a prática pedagógica dos professores, pois esta tem demonstrado não atender as reais expectativas dos educandos. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar de que forma a inclusão escolar vem sendo realizada nos a ... ler artigo

  • Contribuições da didática em sala de aula referenciando livro didático

    Contribuições da didática em sala de aula referenciando livro didático

    Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa de mestrado, que estuda as relações institucionais existentes, via livros didáticos, para a introdução da noção de juros no Ensino Médio. Assim escolhemos um livro didático avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM para a análise das relações institucionais existentes, quando se considera que o l ... ler artigo

  • Ensino da noção de juros na transição ensino médio para o ensino superior: contribuições da didática francesa

    Ensino da noção de juros na transição ensino médio para o ensino superior: contribuições da didática francesa

    A finalidade deste trabalho é apresentar de forma sucinta o andamento de uma pesquisa já concluída que estudou as possíveis relações institucionais para o ensino da noção de juros no Ensino Superior que leva em conta os conhecimentos prévios dos estudantes que se supõe tenham sido adquiridos no Ensino Médio. O quadro teórico escolhido como referencial teórico central a Teoria Antropológica do Didá ... ler artigo