Artigos de Educação e Formação

  • O lúdico como mediador para o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola

    O lúdico como mediador para o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola

    O presente artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do lúdico para o desenvolvimento das Competências Socioemocionais na escola, visto a relevância da temática. Para tal será realizada uma revisão bibliográfica enfatizando as abordagens teóricas de pesquisadores na área da educação: Jean Piaget, Lev Semenovich Vygotsky, Kishimoto, sobre as contribuições do lúdico para o desenvolvimento ... ler artigo

  • Psicologia educacional: importância do psicólogo na escola

    Psicologia educacional: importância do psicólogo na escola

    Esta pesquisa bibliográfica busca compreender e verificar a necessidade da presença de psicólogos no âmbito das escolas de Ensino Fundamental e Médio. Justifica-se a escolha do tema pelo fato deste apresentar um conteúdo rico de informações que poderá enriquecer o conhecimento do pesquisador. A problemática consiste em elucidar a forma pela qual o psicólogo atua na instituição escolar e se pode mi ... ler artigo

  • Dislexia: um desafio para o professor

    Dislexia: um desafio para o professor

    Este trabalho teve pr objectivo ressaltar aspectos relevantes da dislexia, possibilitando ao professor um maior esclarecimento para melhor planejamento em sua ação educativa. Foi efetuada uma revisão e pesquisa bibliográfica sobre o tema. Verificou-se que, ao longo do tempo, a maneira como a dislexia vem sendo abordada traz muitas controvérsias e sentimento de impotência para o docente, que não se ... ler artigo

  • Estudo de caso clínico: déficit de atenção ligado a problemas emocionais

    Estudo de caso clínico: déficit de atenção ligado a problemas emocionais

    O presente artigo tem por objetivo relatar o estudo de caso clínico de uma criança com “Déficit de Atenção”, abrigada em “Casa Lar”. Por questões éticas manteremos em sigilo o nome do paciente, utilizando portanto, como nome fictício: “K”. K demonstra em seu comportamento dificuldade de atenção e traços de rejeição, estes podem estar relacionados a condição de abrigamento e também aos maus tratos ... ler artigo

  • Uma maneira diferente de ser - intervenção em Síndrome de Asperger

    Uma maneira diferente de ser - intervenção em Síndrome de Asperger

    Este artigo tem como objetivo descrever as estratégias comportamentais ABA aplicadas a um adolescente, diagnosticado com Síndrome de Asperger. Esta síndrome parece representar uma desordem neurobiológica que é muitas vezes classificada como uma Pervasive Develepmental Disorders (PDD). A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso exploratório, de caráter qualitativo, foi realizada durante dois ... ler artigo

  • Famílias com filhos pequenos e a transição para a escolaridade: uma compreensão sistêmica

    Famílias com filhos pequenos e a transição para a escolaridade: uma compreensão sistêmica

    O objetivo deste artigo corresponde a apresentar como acontece a transição de famílias com filhos pequenos para a escolarização. Entende-se que momentos de transição são esperados dentro do ciclo desenvolvimental da família, porém esses eventos são estressores que podem ser vivenciados de formas diversas pelas famílias. No que se refere a transição para a escolarização, este evento pode provocar n ... ler artigo

  • Neurociência e didática

    Neurociência e didática

    Este artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da neurociência para a prática pedagógica. O suporte teórico foi baseado nos estudos de pesquisadores da neurociência como Almeida, Carvalho, Chedid, Relvas, Ramos e Takeuchi. Esse enfoque teórico baseará o desenvolvimento do trabalho proposto: compreender como o processo da aprendizagem ocorre no cérebro, com a finalidade de propor nov ... ler artigo

  • Proposta de intervenção num caso de NEE e bullying

    Proposta de intervenção num caso de NEE e bullying

    O presente trabalho constituiu uma simulação de caso prático, com o intuito de se elaborar uma proposta de intervenção em contexto escolar. Aborda o exemplo de um aluno identificado precocemente com necessidade educativa especial e que na sua adolescência é vítima de bullying. Após descrição do caso, é apresentado um programa de intervenção focado nesta temática com descrição do número e teor das ... ler artigo

  • Promoção do desenvolvimento integral inclusivo da criança em creche e jardim de infância

    Promoção do desenvolvimento integral inclusivo da criança em creche e jardim de infância

    O presente trabalho constitui-se como uma proposta de intervenção em contexto de creche e jardim-de-infância, com o intuito de promover o desenvolvimento integral e inclusivo da criança junto dos seus pares, sublinhando a particular importância da detecção e intervenção precoce. Nele se contempla uma contextualização teórica e o planeamento de uma intervenção com pré-teste e pós-teste, seguido de ... ler artigo

  • A essencialidade da intervenção precoce em crianças com deficiência intelectual

    A essencialidade da intervenção precoce em crianças com deficiência intelectual

    A deficiência intelectual pode acarretar comprometimento significativo nas áreas do desenvolvimento neuropsicomotor. Assim, o presente estudo objetiva refletir acerca da essencialidade da intervenção precoce para o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual, no âmbito da neuroplasticidade, da perspectiva centrada na família e da atuação por equipe interdisciplinar. ... ler artigo