Artigos de Educação e Formação

  • Famílias com filhos pequenos e a transição para a escolaridade: uma compreensão sistêmica

    Famílias com filhos pequenos e a transição para a escolaridade: uma compreensão sistêmica

    O objetivo deste artigo corresponde a apresentar como acontece a transição de famílias com filhos pequenos para a escolarização. Entende-se que momentos de transição são esperados dentro do ciclo desenvolvimental da família, porém esses eventos são estressores que podem ser vivenciados de formas diversas pelas famílias. No que se refere a transição para a escolarização, este evento pode provocar n ... ler artigo

  • Neurociência e didática

    Neurociência e didática

    Este artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da neurociência para a prática pedagógica. O suporte teórico foi baseado nos estudos de pesquisadores da neurociência como Almeida, Carvalho, Chedid, Relvas, Ramos e Takeuchi. Esse enfoque teórico baseará o desenvolvimento do trabalho proposto: compreender como o processo da aprendizagem ocorre no cérebro, com a finalidade de propor nov ... ler artigo

  • Proposta de intervenção num caso de NEE e bullying

    Proposta de intervenção num caso de NEE e bullying

    O presente trabalho constituiu uma simulação de caso prático, com o intuito de se elaborar uma proposta de intervenção em contexto escolar. Aborda o exemplo de um aluno identificado precocemente com necessidade educativa especial e que na sua adolescência é vítima de bullying. Após descrição do caso, é apresentado um programa de intervenção focado nesta temática com descrição do número e teor das ... ler artigo

  • Promoção do desenvolvimento integral inclusivo da criança em creche e jardim de infância

    Promoção do desenvolvimento integral inclusivo da criança em creche e jardim de infância

    O presente trabalho constitui-se como uma proposta de intervenção em contexto de creche e jardim-de-infância, com o intuito de promover o desenvolvimento integral e inclusivo da criança junto dos seus pares, sublinhando a particular importância da detecção e intervenção precoce. Nele se contempla uma contextualização teórica e o planeamento de uma intervenção com pré-teste e pós-teste, seguido de ... ler artigo

  • A essencialidade da intervenção precoce em crianças com deficiência intelectual

    A essencialidade da intervenção precoce em crianças com deficiência intelectual

    A deficiência intelectual pode acarretar comprometimento significativo nas áreas do desenvolvimento neuropsicomotor. Assim, o presente estudo objetiva refletir acerca da essencialidade da intervenção precoce para o desenvolvimento de crianças com deficiência intelectual, no âmbito da neuroplasticidade, da perspectiva centrada na família e da atuação por equipe interdisciplinar. ... ler artigo

  • Psicanálise freudiana e educação: os professores enquanto substitutos paternos na adolescência

    Psicanálise freudiana e educação: os professores enquanto substitutos paternos na adolescência

    Este artigo teve por objetivo analisar, com o auxílio da revisão bibliográfica dos estudos psicanalíticos freudianos, o que os professores representam para adolescentes em fase escolar, deste modo, aproximando a psicanálise da pedagogia. Sua ideia central é que, devido às descobertas de um pai faltoso, impotente e falho, por parte das adolescentes e dos adolescentes, estes elegem seus professores ... ler artigo

  • Fatores e aspectos psicologicos envolvidos com o uso das TICs na aprendizagem: o professor

    Fatores e aspectos psicologicos envolvidos com o uso das TICs na aprendizagem: o professor

    Nesse trabalho descrevemos algumas mudanças no processo de ensino e aprendizagem que interferem no comportamento do professor. Tratamos alguns aspectos que influenciam o professor em sua prática diária diante de comportamentos dos novos alunos influenciados pelas TICs. Enfatizamos a mudança do papel do professor, de transmissor a e-mediador. Mencionamos também a abordagem em trabalhar com resoluçã ... ler artigo

  • Brinquedos e brincadeiras na educação infantil

    Brinquedos e brincadeiras na educação infantil

    Este trabalho tem como objetivo desenvolver de forma lúdica a interação e socialização da criança de quatro a cinco anos matriculada na primeira fase da educação básica Pré-I na educação infantil, valorizando suas habilidades motoras, percepção, expressão oral, corporal e musical, raciocínio lógioco-matemático, capacidade de estabelecer relações espaciais e a percepção visual. Nesta fase inicial d ... ler artigo

  • Interdisciplinaridade na escola: contribuições da psicopedagogia

    Interdisciplinaridade na escola: contribuições da psicopedagogia

    A psicopedagogia surgiu a partir da carência de compreensão do processo de aprendizagem e se consolidou por meio da verificação das características de aprendizagem humana. Deste modo, torna-se relevante a exploração da mesma a fim de que novos entendimentos acerca da aprendizagem possam ser elaborados. Portanto, tem-se como objetivo refletir acerca do conceito e da prática da psicopedagogia no toc ... ler artigo

  • O Pictures Exchange Communication System (PECS)

    O Pictures Exchange Communication System (PECS)

    Os défices na comunicação agregam numerosoas alterações nos diversos contextos vitais do indivíduo, afetando as suas interações sociais, a sua autonomia e a sua qualidade de vida. Estas dificuldades justificam um ensino ativo apoiado em sistemas de comunicação adaptados às especificidades e necessidades individuais, com o objetivo de desenvolver a comunicação funcional, generalizando-a ao maior nú ... ler artigo