Artigos de Educação e Formação

  • Fatores e aspectos psicologicos envolvidos com o uso das TICs na aprendizagem: o professor

    Fatores e aspectos psicologicos envolvidos com o uso das TICs na aprendizagem: o professor

    Nesse trabalho descrevemos algumas mudanças no processo de ensino e aprendizagem que interferem no comportamento do professor. Tratamos alguns aspectos que influenciam o professor em sua prática diária diante de comportamentos dos novos alunos influenciados pelas TICs. Enfatizamos a mudança do papel do professor, de transmissor a e-mediador. Mencionamos também a abordagem em trabalhar com resoluçã ... ler artigo

  • Brinquedos e brincadeiras na educação infantil

    Brinquedos e brincadeiras na educação infantil

    Este trabalho tem como objetivo desenvolver de forma lúdica a interação e socialização da criança de quatro a cinco anos matriculada na primeira fase da educação básica Pré-I na educação infantil, valorizando suas habilidades motoras, percepção, expressão oral, corporal e musical, raciocínio lógioco-matemático, capacidade de estabelecer relações espaciais e a percepção visual. Nesta fase inicial d ... ler artigo

  • Interdisciplinaridade na escola: contribuições da psicopedagogia

    Interdisciplinaridade na escola: contribuições da psicopedagogia

    A psicopedagogia surgiu a partir da carência de compreensão do processo de aprendizagem e se consolidou por meio da verificação das características de aprendizagem humana. Deste modo, torna-se relevante a exploração da mesma a fim de que novos entendimentos acerca da aprendizagem possam ser elaborados. Portanto, tem-se como objetivo refletir acerca do conceito e da prática da psicopedagogia no toc ... ler artigo

  • O Pictures Exchange Communication System (PECS)

    O Pictures Exchange Communication System (PECS)

    Os défices na comunicação agregam numerosoas alterações nos diversos contextos vitais do indivíduo, afetando as suas interações sociais, a sua autonomia e a sua qualidade de vida. Estas dificuldades justificam um ensino ativo apoiado em sistemas de comunicação adaptados às especificidades e necessidades individuais, com o objetivo de desenvolver a comunicação funcional, generalizando-a ao maior nú ... ler artigo

  • Programando contingências para aumento do  desempenho em tarefas escolares

    Programando contingências para aumento do desempenho em tarefas escolares

    O presente trabalho consistiu na replicação sistemática do trabalho de Miller e Kelley (1994) para avaliar os efeitos da definição de objetivos, contrato de contingências e treino de pais sobre o desempenho na tarefa de casa. Participaram três díades pais-filho e uma tríade, as crianças tinham entre seis a onze anos, todas com dificuldades escolares. Foi realizado a linha de base múltipla e deline ... ler artigo

  • Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental

    Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental

    Este trabalho tem como foco principal as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos alunos inseridos nas escolas brasileiras, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Objetivando analisar os tipos de atividades desenvolvidas pelos professores desta etapa de desenvolvimento será realizada uma pesquisa exploratória bibliográfica de natureza básica sobre o método dedutivo. A investigação part ... ler artigo

  • Caracterização da licenciatura em psicologia no contexto das discussões atuais

    Caracterização da licenciatura em psicologia no contexto das discussões atuais

    O objetivo deste artigo é discutir a licenciatura na formação do psicólogo no contexto atual da profissão e a psicologia da formação de professores. Para tanto, faz-se uma breve revisão histórica da licenciatura em psicologia e da psicologia da formação de professores, delimitando as áreas de atuação do profissional licenciado em psicologia e de sua importância no campo da psicologia na educação. ... ler artigo

  • Ensaio acerca das políticas brasileiras atuais para o ensino de nove anos

    Ensaio acerca das políticas brasileiras atuais para o ensino de nove anos

    Este ensaio propõe-se a debater as políticas brasileiras atuais no ensino de crianças de nove anos, por meio de problematizações sobre o conceito de educação e sua materialização no ensino e na formação de cidadãos. Reflete-se a necessidade de pensar a educação no contexto escolar de modo a aproximar a relação professor-aluno, por meio do desenvolvimento da comunicação, respeito, reflexão e estimu ... ler artigo

  • Alfabetização: há um melhor caminho para a aprendizagem?

    Alfabetização: há um melhor caminho para a aprendizagem?

    Este artigo tem por objetivo estudar a importância da neurociência no processo educativo e as estratégias de ensino sobre a leitura e a escrita de crianças matriculadas em sala de alfabetização no ensino fundamental. Com intuito de analisar os tipos de atividades desenvolvidas pelos professores desta etapa de desenvolvimento foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória. Neste sentido, a ... ler artigo

  • Investigação do uso da língua de sinais no ensino fundamental

    Investigação do uso da língua de sinais no ensino fundamental

    Este trabalho tem como finalidade investigar como vem sendo realizado o processo educacional dos alunos e as dificuldades encontradas nesse processo, bem como examinar a implantação da Língua de Sinais no terceiro ano do período matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental de uma cidade do interior do Oeste Paulista. A metodologia utilizada foi a de uma pesquisa de natureza exploratória – Es ... ler artigo