PUB


 

 

Artigos de Educação e Formação

  • Contribuições da didática em sala de aula referenciando livro didático

    Contribuições da didática em sala de aula referenciando livro didático

    Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa de mestrado, que estuda as relações institucionais existentes, via livros didáticos, para a introdução da noção de juros no Ensino Médio. Assim escolhemos um livro didático avaliado pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM para a análise das relações institucionais existentes, quando se considera que o l ... ler artigo

  • Ensino da noção de juros na transição ensino médio para o ensino superior: contribuições da didática francesa

    Ensino da noção de juros na transição ensino médio para o ensino superior: contribuições da didática francesa

    A finalidade deste trabalho é apresentar de forma sucinta o andamento de uma pesquisa já concluída que estudou as possíveis relações institucionais para o ensino da noção de juros no Ensino Superior que leva em conta os conhecimentos prévios dos estudantes que se supõe tenham sido adquiridos no Ensino Médio. O quadro teórico escolhido como referencial teórico central a Teoria Antropológica do Didá ... ler artigo

  • As mudanças do processo de ensino e aprendizado diante das novas tecnologias e comunicação no ambiente escolar

    As mudanças do processo de ensino e aprendizado diante das novas tecnologias e comunicação no ambiente escolar

    Este artigo demonstra que o conhecimento está em todos nós e em todos os lugares, atitudes, experiências, reflexões e comportamentos dos mais diversos. Enfatiza a relação de ensino aprendizagem focando a necessidade de comunicação e respeito mútuo entre educadores e educandos em suas experiências mesmo fora da escola, sintetiza a necessidade de valorizar a “visão de mundo”, discutida e contextuali ... ler artigo

  • Medidas socioeducativas: considerações sobre a sua aplicação e realidade

    Medidas socioeducativas: considerações sobre a sua aplicação e realidade

    Este estudo tem como finalidade evidenciar o assunto em questão: “Medidas socioeducativas: considerações sobre a sua aplicação e realidade”. Para essa construção, analisamos a qualificação do desenvolvimento desse processo de intervenção no seu atual formato, tentando desvelar alguns estereótipos vinculados ao jovem em conflito com a lei, além de revelar lacunas e possibilidades na execução do sis ... ler artigo

  • A realização de um psicodiagnóstico infantil

    A realização de um psicodiagnóstico infantil

    O presente estudo atende à proposta acadêmica para experienciar a prática profissional, procurando superar as dificuldades que o psicólogo pode enfrentar em relação aos conteúdos numa situação real de realização do psicodiagnóstico. Tendo por objetivo descrever o processo, trata-se de um estudo descritivo-exploratório, revisado na literatura de um caso encaminhado por uma escola, referente ao comp ... ler artigo

  • PUB
      


  • Para a construção de um roteiro educativo e preventivo na área do uso saudável das novas tecnologias

    Para a construção de um roteiro educativo e preventivo na área do uso saudável das novas tecnologias

    Neste trabalho, pretende-se efetuar uma seriação de aspetos relacionados com a promoção de usos saudáveis das novas tecnologias por parte dos mais novos. Trata-se de um esforço inicial que procura identificar áreas problemáticas e prioritárias, não só desde a ótica de um educador, mas da de um construtor de programas de promoção de saúde nesta área. Assim, abordaremos alguns temas relacionados com ... ler artigo

  • Teoria do vinculo de Pichon-Rivière ao ambiente da sala de aula de hoje

    Teoria do vinculo de Pichon-Rivière ao ambiente da sala de aula de hoje

    O presente trabalho pretende demonstrar contribuições da Teoria do Vinculo de Pichon-Rivière sobre a necessária participação da família no desenvolvimento e aprendizagem, destacando o significado de entender a família e a escola como ambientes educacionais em que os meninos, as meninas e as pessoas adultas se desenvolvem e constroem o conhecimento. Além disso, busca-se enfatizar que na perspectiva ... ler artigo

  • As dificuldades de aprendizagem e a ação docente

    As dificuldades de aprendizagem e a ação docente

    Várias são as causas que podem determinar o comprometimento do aprendizado, dentre elas: inadequação pedagógica, inadaptação ao método de ensino, inadequação familiar, doenças agudas ou crônicas. Esta pesquisa objetivou investigar de que forma a escola atua como instrumento capaz de compreender as dificuldades de aprendizagem e quais ações os professores vem desenvolvendo frente a esse problema. O ... ler artigo

  • Portadores da síndrome de Down no contexto de educação especial com abordagem sistêmica entre escola e família

    Portadores da síndrome de Down no contexto de educação especial com abordagem sistêmica entre escola e família

    A educação especial é um contexto de inserção de psicólogas/os em equipe multidisciplinar, sistemas APAEs. Aborda-se um estudo sistêmico com quatro alunos Downs, três meninos e uma menina, entre as faixas-etárias de 8 anos/9 meses, 7 anos/7 meses, 5 anos/6 meses e 4 anos/3 meses, com o respectivo vínculo escola e família. Os dados foram coletados através de observação clínica, encontros de pais, e ... ler artigo

  • O processo de construção metodológica entre professor e aluno dentro do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior

    O processo de construção metodológica entre professor e aluno dentro do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior

    A metodologia de ensino é uma das principais ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem, que vem vigorando as necessidades de constantes inovações metodológicas para disseminação do conhecimento científico e profissional aos discentes do ensino superior. Através da pesquisa qualitativa possibilitamos uma discussão sobre os principais objetivos da metodologia que se articula sobre as bases ... ler artigo