Artigos de Educação e Formação

  • Plano de intervenção reeducativa num caso de dislexia grave

    Plano de intervenção reeducativa num caso de dislexia grave

    Estudo de caso de um menino (8 anos), com diagnóstico de perturbação de aprendizagem específica-dislexia. Este estudo fala-nos dos benefícios do plano individual de aprendizagem para a sua problemática através 6 meses de trabalho, no Centro de Estudos e Psicoeducação MotivadaMente, através de uma intervenção psicológica e específica nas dificuldades de leitura, escrita e cálculo. ... ler artigo

  • Programa de promoção da integração social e de combate ao bullying na gaguez

    Programa de promoção da integração social e de combate ao bullying na gaguez

    O presente trabalho pretende apresentar o impacto da gaguez na qualidade de vida e na autoestima e o impacto do bullying e da rejeição social em indivíduos que gaguejam, especialmente em contexto escolar, abordando ainda aspetos como a ansiedade e os estereótipos associados a esta perturbação da comunicação. Propõe-se, em seguida, um programa de intervenção que visa a promoção de uma integração po ... ler artigo

  • A tecnologia como ferramenta para a aprendizagem das crianças com síndrome de Asperger no ambiente escolar

    A tecnologia como ferramenta para a aprendizagem das crianças com síndrome de Asperger no ambiente escolar

    Pretende-se neste artigo abordar os aspectos teóricos sobre a Síndrome de Asperger (SA) entendendo como o uso da tecnologia com aplicativos educacionais pode auxiliar na aprendizagem de crianças portadoras da SA dentro do ambiente escolar. Logo, o problema de pesquisa é: como o uso da tecnologia pode auxiliar na aprendizagem de crianças portadoras da Síndrome Asperger? Sendo assim, o objetivo gera ... ler artigo

  • Hábitos de lazer em escolares da cidade de Bocaiúva/MG, Brasil: um estudo de prevalência em crianças e adolescentes de escolas publicas e privadas

    Hábitos de lazer em escolares da cidade de Bocaiúva/MG, Brasil: um estudo de prevalência em crianças e adolescentes de escolas publicas e privadas

    O objetivo desse estudo foi investigar os hábitos de lazer dos escolares da cidade Bocaiúva/MG, sendo caracterizado como um estudo de caráter descritivo e quantitativo. A amostra foi composta de 301 indivíduos de ambos os sexos, com idades de 10 a 15 anos, regularmente frequentes no ensino fundamental das instituições púbicas estaduais e instituições privadas da cidade de Bocaiúva/MG. Foi utilizad ... ler artigo

  • O lúdico como mediador para o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola

    O lúdico como mediador para o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola

    O presente artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do lúdico para o desenvolvimento das Competências Socioemocionais na escola, visto a relevância da temática. Para tal será realizada uma revisão bibliográfica enfatizando as abordagens teóricas de pesquisadores na área da educação: Jean Piaget, Lev Semenovich Vygotsky, Kishimoto, sobre as contribuições do lúdico para o desenvolvimento ... ler artigo

  • Psicologia educacional: importância do psicólogo na escola

    Psicologia educacional: importância do psicólogo na escola

    Esta pesquisa bibliográfica busca compreender e verificar a necessidade da presença de psicólogos no âmbito das escolas de Ensino Fundamental e Médio. Justifica-se a escolha do tema pelo fato deste apresentar um conteúdo rico de informações que poderá enriquecer o conhecimento do pesquisador. A problemática consiste em elucidar a forma pela qual o psicólogo atua na instituição escolar e se pode mi ... ler artigo

  • Dislexia: um desafio para o professor

    Dislexia: um desafio para o professor

    Este trabalho teve pr objectivo ressaltar aspectos relevantes da dislexia, possibilitando ao professor um maior esclarecimento para melhor planejamento em sua ação educativa. Foi efetuada uma revisão e pesquisa bibliográfica sobre o tema. Verificou-se que, ao longo do tempo, a maneira como a dislexia vem sendo abordada traz muitas controvérsias e sentimento de impotência para o docente, que não se ... ler artigo

  • Estudo de caso clínico: déficit de atenção ligado a problemas emocionais

    Estudo de caso clínico: déficit de atenção ligado a problemas emocionais

    O presente artigo tem por objetivo relatar o estudo de caso clínico de uma criança com “Déficit de Atenção”, abrigada em “Casa Lar”. Por questões éticas manteremos em sigilo o nome do paciente, utilizando portanto, como nome fictício: “K”. K demonstra em seu comportamento dificuldade de atenção e traços de rejeição, estes podem estar relacionados a condição de abrigamento e também aos maus tratos ... ler artigo

  • Uma maneira diferente de ser - intervenção em Síndrome de Asperger

    Uma maneira diferente de ser - intervenção em Síndrome de Asperger

    Este artigo tem como objetivo descrever as estratégias comportamentais ABA aplicadas a um adolescente, diagnosticado com Síndrome de Asperger. Esta síndrome parece representar uma desordem neurobiológica que é muitas vezes classificada como uma Pervasive Develepmental Disorders (PDD). A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso exploratório, de caráter qualitativo, foi realizada durante dois ... ler artigo

  • Famílias com filhos pequenos e a transição para a escolaridade: uma compreensão sistêmica

    Famílias com filhos pequenos e a transição para a escolaridade: uma compreensão sistêmica

    O objetivo deste artigo corresponde a apresentar como acontece a transição de famílias com filhos pequenos para a escolarização. Entende-se que momentos de transição são esperados dentro do ciclo desenvolvimental da família, porém esses eventos são estressores que podem ser vivenciados de formas diversas pelas famílias. No que se refere a transição para a escolarização, este evento pode provocar n ... ler artigo