PUB


 

 

Artigos de Educação e Formação

  • Relação família-escola: educação dividida ou partilhada?

    Relação família-escola: educação dividida ou partilhada?

    A família tem um papel essencial e único na vida de qualquer ser humano e a escola uma importância ímpar na instrução de qualquer indivíduo. Tanto a família como a escola têm sofrido intensas transformações, pelo que a problemática da relação família-escola continua a ser alvo de estudos, em que todos parecem reconhecer o importante papel desta relação na educação, no desenvolvimento e sucesso esc ... ler artigo

  • Desenvolvimento emocional e psicologia escolar: relato de uma intervenção

    Desenvolvimento emocional e psicologia escolar: relato de uma intervenção

    Este trabalho apresenta um relato de intervenção focada no desenvolvimento emocional de crianças matriculadas em uma escola pública. Entende-se emoção como algo inerente ao ser humano, sendo ela definida pelos teóricos do desenvolvimento como ação diante de sentimentos vividos, sendo assim tem participação direta nos comportamentos apresentados na escola. Hoje há muitas dificuldades de compreensão ... ler artigo

  • A percepção da monitoria sob o olhar dos graduandos de psicologia

    A percepção da monitoria sob o olhar dos graduandos de psicologia

    O objetivo desse estudo é a percepção dos graduandos de psicologia sobre a monitoria acadêmica. A investigação teve o objetivo de avaliar as relações dos alunos estagiários com a monitoria acadêmica, buscando as atribuições dos serviços prestados; descrever a vivência dos graduandos nesta atividade e analisar suas contribuições para a formação dos estudantes de psicologia. Pesquisa descritiva e qu ... ler artigo

  • Défice de atenção e hiperatividade: da definição ao tratamento

    Défice de atenção e hiperatividade: da definição ao tratamento

    Os problemas ao nível da atenção condicionam a vida do indivíduo e a sua adaptação. A PHDA é uma Perturbação do Neurodesenvolvimento com origem neurobiológica, que se caracteriza por manifestações persistentes de desatenção e/ou impulsividade-hiperatividade. A intensidade das manifestações é mais frequente e severa comparativamente ao normal para uma determinada idade e nível de desenvolvimento. E ... ler artigo

  • Desafios da inclusão de crianças autistas na rede regular de ensino

    Desafios da inclusão de crianças autistas na rede regular de ensino

    O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão teórica relacionada ao autismo infantil, de modo a demonstrar que mesmo apresentando características que a priori, inviabilizaria a inserção de crianças que apresentam essa patologia na rede regular de ensino, é possível, através de um conhecimento mais amplo de sua etiologia, implementar estratégias de ensino-aprendizagem que contribuam para o dese ... ler artigo

  • PUB
      


  • Plano de intervenção reeducativa num caso de dislexia grave

    Plano de intervenção reeducativa num caso de dislexia grave

    Estudo de caso de um menino (8 anos), com diagnóstico de perturbação de aprendizagem específica-dislexia. Este estudo fala-nos dos benefícios do plano individual de aprendizagem para a sua problemática através 6 meses de trabalho, no Centro de Estudos e Psicoeducação MotivadaMente, através de uma intervenção psicológica e específica nas dificuldades de leitura, escrita e cálculo. ... ler artigo

  • Programa de promoção da integração social e de combate ao bullying na gaguez

    Programa de promoção da integração social e de combate ao bullying na gaguez

    O presente trabalho pretende apresentar o impacto da gaguez na qualidade de vida e na autoestima e o impacto do bullying e da rejeição social em indivíduos que gaguejam, especialmente em contexto escolar, abordando ainda aspetos como a ansiedade e os estereótipos associados a esta perturbação da comunicação. Propõe-se, em seguida, um programa de intervenção que visa a promoção de uma integração po ... ler artigo

  • A tecnologia como ferramenta para a aprendizagem das crianças com síndrome de Asperger no ambiente escolar

    A tecnologia como ferramenta para a aprendizagem das crianças com síndrome de Asperger no ambiente escolar

    Pretende-se neste artigo abordar os aspectos teóricos sobre a Síndrome de Asperger (SA) entendendo como o uso da tecnologia com aplicativos educacionais pode auxiliar na aprendizagem de crianças portadoras da SA dentro do ambiente escolar. Logo, o problema de pesquisa é: como o uso da tecnologia pode auxiliar na aprendizagem de crianças portadoras da Síndrome Asperger? Sendo assim, o objetivo gera ... ler artigo

  • Hábitos de lazer em escolares da cidade de Bocaiúva/MG, Brasil: um estudo de prevalência em crianças e adolescentes de escolas publicas e privadas

    Hábitos de lazer em escolares da cidade de Bocaiúva/MG, Brasil: um estudo de prevalência em crianças e adolescentes de escolas publicas e privadas

    O objetivo desse estudo foi investigar os hábitos de lazer dos escolares da cidade Bocaiúva/MG, sendo caracterizado como um estudo de caráter descritivo e quantitativo. A amostra foi composta de 301 indivíduos de ambos os sexos, com idades de 10 a 15 anos, regularmente frequentes no ensino fundamental das instituições púbicas estaduais e instituições privadas da cidade de Bocaiúva/MG. Foi utilizad ... ler artigo

  • O lúdico como mediador para o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola

    O lúdico como mediador para o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola

    O presente artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do lúdico para o desenvolvimento das Competências Socioemocionais na escola, visto a relevância da temática. Para tal será realizada uma revisão bibliográfica enfatizando as abordagens teóricas de pesquisadores na área da educação: Jean Piaget, Lev Semenovich Vygotsky, Kishimoto, sobre as contribuições do lúdico para o desenvolvimento ... ler artigo