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A atuação do psicológo escolar e o desenvolvimento histórico da psicologia educacional

2012
marcianodio@unochapeco.edu.br
Acadêmicos do 10º período do Curso de Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) – São Lourenço do Oeste (SC) Brasil

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A atuação do psicológo escolar e o desenvolvimento histórico da psicologia educacional

O presente artigo irá explanar os conhecimentos sobre o desenvolvimento histórico da psicologia educacional, bem como a atuação do psicólogo escolar. O artigo foi baseado na Prática Acompanhada em Observação I, realizada no Centro de Educacional de Novo Horizonte (CENHO). A metodologia utilizada para a elaboração do artigo foi o levantamento bibliográfico, com ênfase na Psicologia Histórico-Cultural, onde se configura na exposição de determinados reflexões relativo ao desenvolvimento da Psicologia Educacional, seu surgimento, evolução e desenvolvimento no Brasil. Deste modo, enquanto acadêmicos de do curso de psicologia, buscamos enfatizar os ´problemas escolares´ em desenvolvimento e aprendizagem e o papel da psicologia da educação, tornando possível conhecer um pouco da história da psicologia no Brasil, as práticas pedagógicas e o campo da educação, considerando enfaticamente os fatores históricos implicados no processo, que não se trata somente de pincelar os fatos, mas de percorrer os passos que a psicologia da educação tem percorrido. Este trabalho possibilitará ao leitor um entendimento sobre a história da educação, bem como, a inserção do psicólogo no contexto escolar. Veremos que as ideias psicológicas penetraram nas concepções e práticas educativas e as demandas no campo de atuação, a qual contribuiu para o desenvolvimento e consolidação como área específica da educação.

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