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A formação do Super-Homem Nietzscheano através da educação pelo e para o ócio

2007
podemanda84@hotmail.com
Curso de Educação Física pela UNICENP (Brasil)

Monografia apresentada à graduação do curso de Educação Física do Centro Universitário Positivo como requisito parcial à obtenção dos títulos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física

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A formação do Super-Homem Nietzscheano através da educação pelo e para o ócio Nova página 1

Através de uma perspectiva genealógica do conhecimento – perspectiva que se preocupa com o valor e o sentido das coisas – buscou-se experimentar o pensamento educacional – principalmente -, transvalorando-o por completo – a ponto de a educação ser chamada de (des)educação. Tal proposta vem acompanhada de outras duas: a transvaloração do ócio – face à redução na valorização do trabalho – e a adoção do Super-Homem como sendo o personagem que se quer ter nessa cultura – ou seja, o homem superado por si próprio. Nessa obra encontra-se como se deu e por quem foi a transvaloração e a mudança de sentidos do ócio ao longo da história – a Genealogia do Ócio; encontra-se quais foram os motivos do início da decadência da educação pelo e para o ócio na Grécia trágica e um esboço de como fazer para des-construir a educação que existe hoje - A Educação e Educação Física pelo e para o Ócio: a (des)Educação; encontra-se, ainda, o método genealógico levado a uma experimentação nova, diferente, colocando-se instrumentos variáveis na genealogia e disso resultando a resposta da questão: quem é o Super-Homem – Interpretações acerca do Super-Homem: quem é ele? Por fim, se tenta amarrar tudo isso com fortes nós – para aqueles que tentem desatá-los, falhem em sua própria ruína.

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