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A construção da identidade através da maternagem na adolescência

2014
johnatandasilva@hotmail.com
*Bacharel em Administração e Graduado em Psicologia pela Faculdade Santo Agostinho (FSA) Teresina, Piauí, Brasil. **Graduada em Filosofia (UFPI) e Pedagogia (FAEL). Especialista em Docência no Ensino Superior (FSA), Administração Educacional (UECE) e Avaliação Institucional (UNB). Mestre em Educação (UFPI). Professora (FSA). Membro do Conselho Editorial da Revista FSA / Teresina, Piauí, Brasil

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A construção da identidade através da maternagem na adolescência

A pesquisa foi norteada pela finalidade de investigar os aspectos que influenciam o desejo de engravidar na adolescência. Buscou-se utilizar o método de procedimento técnico bibliográfico com o propósito de realizar a revisão de literatura. O marco teórico foi articulado especificamente pela apresentação do resgate da identidade na adolescência e explicitação sobre a gravidez na adolescência como projeto de vida. Para tanto, fundamentou-se esse estudo, em autores tais como: GIL (1994); DADOORIAN (2014); PINTO (2014); MAGALHÃES (2007) entre outros. Os resultados desse estudo comprovam que analisando os dados empíricos da pesquisa realizada por Dadoorian (2014) com relação ao tema ´O desejo de engravidar na adolescência´, demonstram que os depoimentos das adolescentes afirmam que o ato de ser mãe, constitui-se uma ação planejada inconscientemente, pois, muitas jovens associam a condição de maternagem à conquista da sua própria identidade, a qual foi perdida no período de transição da infância para adolescência, com isso, a gravidez para essas jovens representa uma prova de feminilidade, visto que, a prole significa símbolo de poder, portanto, garante e expressa o papel social de ser mãe enquanto projeto de vida.

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