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A língua brasileira de sinais (libras) na formação de professores

2010
maria.oliveira@veris.edu.br
*Professora na Veris Faculdades Uirapuru Superior (Brasil). **Neuropsicólogo. Mestrando em Ciências Médicas/Unicamp (Brasil)

Trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação Libras e Educação de Surdos

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A língua brasileira de sinais (libras) na formação de professores Nova página 1

Por muito tempo a escola ignorou os alunos surdos e insistiu em trabalhar com eles da mesma forma que com os ouvintes. Os mesmos materiais eram usados, com as mesmas exigências, desconsiderando-se que os alunos surdos apresentam diferenças lingüísticas que devem ser valorizadas em seu processo educacional. A inclusão de pessoas com surdez na escola regular requer dos docentes novas estratégias para que ocorra de fato a aprendizagem. O professor tem a tarefa de ensinar e assim ajudar o aluno a dar um passo adiante e progredir na construção de seus conhecimentos. Os professores precisam conhecer e usar a Língua de Sinais, mas deve-se considerar que a simples adoção dessa língua não é suficiente para escolarizar o aluno com surdez. Os alunos surdos precisam de ambientes educacionais estimuladores, que explorem suas capacidades, em todos os sentidos.

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