PUB


 

 

Artigos de Educação e Formação

  • O processo de construção metodológica entre professor e aluno dentro do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior

    O processo de construção metodológica entre professor e aluno dentro do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior

    A metodologia de ensino é uma das principais ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem, que vem vigorando as necessidades de constantes inovações metodológicas para disseminação do conhecimento científico e profissional aos discentes do ensino superior. Através da pesquisa qualitativa possibilitamos uma discussão sobre os principais objetivos da metodologia que se articula sobre as bases ... ler artigo

  • Um olhar psicopedagogico no ensino e aprendizagem da matemática para o ensino médio

    Um olhar psicopedagogico no ensino e aprendizagem da matemática para o ensino médio

    Esse trabalho é um recorte de nossa pesquisa onde buscamos identificar as razões e obstáculos que desencadeiam nas dificuldades na trajetória dos adolescentes aprenderem matemática. Em nossa prática pedagógica podemos observar que a grande maioria dos alunos que apresentam dificuldades para entender um determinado enunciado sua dificuldade não se restringe apenas aos conceitos e abstrações necessá ... ler artigo

  • Bullying no contexto escolar: uma análise psicológica do fenômeno

    Bullying no contexto escolar: uma análise psicológica do fenômeno

    A violência praticada na escola, denominada bullying, tem sido considerada como um dos maiores problemas enfrentados pelos alunos nas escolas do mundo inteiro. Conceituado como um tipo de violência onde alguém oferece, conscientemente ou através de atos de intimidação, ameaças, apelidos, insultos, comentários racistas entre outros que, sistematicamente, se transformam em violência física e/ou psic ... ler artigo

  • A inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede regular de ensino

    A inclusão de alunos com deficiência intelectual na rede regular de ensino

    A pesquisa tem como objetivo investigar o processo de inclusão dos educandos com deficiência intelectual (DI) na rede regular de ensino, assim como as práticas pedagógicas dos educadores frente à questão e as maiores dificuldades por eles encontradas que impedem que a inclusão seja uma realidade na escola brasileira. Este trabalho procurou descrever as principais características que envolvem o alu ... ler artigo

  • Condições necessárias para o desenvolvimento infantil: afetividade, aprendizagem e inteligência

    Condições necessárias para o desenvolvimento infantil: afetividade, aprendizagem e inteligência

    Neste artigo estarão presentes aspectos importantes para debatermos sobre o desenvolvimento infantil. Primeiramente, traremos o quão é importante o profissional da psicopedagogia, pois é ele que no ambiente escolar irá observar e a partir de então, com um olhar mais sensível, identificará formas de melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos. Com isto, falaremos da importância da aprendizagem ... ler artigo

  • PUB


  • Reaprender novamente

    Reaprender novamente

    O presente artigo fala sobre a aplicação do Programa Aprende + (Programa de Promoção de Competências Escolares, Pessoais e Sociais) criado pelo Centro de Estudos e Psicoeducação, Motivada Mente, para indivíduos portadores de deficiência intelectual ligeira a moderada, com mais de 18 e menos de 40 anos. O nosso individuo excecional enquadra-se no Síndroma de Down que, por não ter tido acesso a um p ... ler artigo

  • Timidez infantil no contexto familiar e escolar: suas consequências

    Timidez infantil no contexto familiar e escolar: suas consequências

    Este trabalho apresenta como objetivo principal elucidar as implicações que a timidez pode causar na vida das crianças, além, do prejuízo escolar. As crianças que não desenvolvem um repertório adequado para se relacionarem tendem ao isolamento e podem apresentar queixa de baixa autoestima e timidez no desenvolvimento sócio emocional. A relação com a família tem grande contribuição no desenvolvimen ... ler artigo

  • Relação família-escola: educação dividida ou partilhada?

    Relação família-escola: educação dividida ou partilhada?

    A família tem um papel essencial e único na vida de qualquer ser humano e a escola uma importância ímpar na instrução de qualquer indivíduo. Tanto a família como a escola têm sofrido intensas transformações, pelo que a problemática da relação família-escola continua a ser alvo de estudos, em que todos parecem reconhecer o importante papel desta relação na educação, no desenvolvimento e sucesso esc ... ler artigo

  • Desenvolvimento emocional e psicologia escolar: relato de uma intervenção

    Desenvolvimento emocional e psicologia escolar: relato de uma intervenção

    Este trabalho apresenta um relato de intervenção focada no desenvolvimento emocional de crianças matriculadas em uma escola pública. Entende-se emoção como algo inerente ao ser humano, sendo ela definida pelos teóricos do desenvolvimento como ação diante de sentimentos vividos, sendo assim tem participação direta nos comportamentos apresentados na escola. Hoje há muitas dificuldades de compreensão ... ler artigo

  • A percepção da monitoria sob o olhar dos graduandos de psicologia

    A percepção da monitoria sob o olhar dos graduandos de psicologia

    O objetivo desse estudo é a percepção dos graduandos de psicologia sobre a monitoria acadêmica. A investigação teve o objetivo de avaliar as relações dos alunos estagiários com a monitoria acadêmica, buscando as atribuições dos serviços prestados; descrever a vivência dos graduandos nesta atividade e analisar suas contribuições para a formação dos estudantes de psicologia. Pesquisa descritiva e qu ... ler artigo