PUB


 

 

Questões emocionais relacionadas à vivência da menarca

2011
carolinepsivitta@gmail.com
Graduada em psicologia pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara - ULBRA (Brasil)

Monografia I apresentada ao 10º Período do curso Psicologia, como requisito parcial de avaliação do 2º bimestre, orientada pela professora Msc. Graziela Freire Vieira

A- A A+
Questões emocionais relacionadas à vivência da menarca

Esta pesquisa tem como temática o estudo das emoções relacionadas à vivência da menarca para adolescentes à luz da Psicologia. "Menarca" significativamente é uma palavra usada para indicar, segundo Reis (1998), a primeira menstruação, que corresponde a um importante evento na sequência do amadurecimento e denota um marco para as meninas, já que simboliza sua entrada na vida de mulher adulta, avidamente podendo ser estimado um indício prático da maturação sexual da mulher. A forma com que cada um de nós vai construindo o psiquismo estruturará o “si mesmo” e a maneira de se relacionar com o mundo. Objetivo geral, compreender as questões emocionais relacionadas à vivência da menarca para adolescentes. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativo-exploratória. Os dados foram coletados inicialmente buscando apoio de Agentes Comunitárias de Saúde, de um PSF do interior goiano. A amostra foi composta por 8 (oito) adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos. As análises dos questionários foram feitas após a pesquisadora ter realizado uma leitura flutuante do material coletado. Todas as respostas foram agrupadas e analisadas em dimensões construídas a partir das respostas fornecidas pelas participantes do estudo. Desta forma, os dados foram analisados de acordo com os seguintes grupos de respostas: 1) Os pensamentos e sentimentos experienciados na menarca; 2) As saídas para lidar com a menarca; e 3) As repercussões da menarca na formação da feminilidade das pré-adolescentes. Quando questionadas sobre “Como se percebe na véspera da sua menstruação, você sente alguma sensação?” A maioria das participantes respondeu que sentem dor no corpo, cólicas, excesso de sono, faltam apetite, inchaços, enxaquecas ou desconfortos. Apenas uma, dentre as participantes entrevistadas, respondeu ter se sentido feliz com a chegada da menstruação. Apenas duas participantes da pesquisa, Vanessa e Eloá relataram não ter recebido orientação sobre a menarca. A maior parte das adolescentes da pesquisa afirma que, o emocional influencia no estado de bem-estar durante o período menstrual. Foi possível constatar diante das respostas que nenhuma das adolescentes que responderam ao questionário da pesquisa, não faziam e não fazem uso de medicamentos durante o período menstrual, a fim de equilibrar o emocional durante esse estágio. Mais da metade das adolescentes participantes da pesquisa relatou ter sentido raiva, envergonhada, constrangida, não ter gostado e/ou ter sentido mal frente às colegas. Sendo que, diante das transformações do corpo, algumas se sentiram bem. Neste sentido, a Psicologia poderia fornecer a comunidade mais informação sobre o assunto e ensinar as adolescentes maneiras de enfrentar as alterações emocionais. A participação da família neste processo de mudança é importante para reduzir estas sensações de estranheza e medo, pois a família pode tranquilizar e orientar as adolescentes a respeito da normalidade desta fase. Espera-se, que este trabalho, possa contribuir para a realização de novas pesquisas e novas estratégias de alcance dos adolescentes, e, assim, reduzir as dificuldades existentes nesta etapa de mudança da vida, na qual todos os indivíduos sadios passam.

 Ler texto integral em PDF