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Relação entre o mindfulness, o stress, a satisfação com a vida e o desempenho académico nos estudantes de medicina da universidade da beira interior

2015
a24968@fcsaude.ubi.pt
*Finalista no Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior (Portugal). **Professor na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e Investigador do CIS/IUL (Portugal)

Dissertação de mestrado

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Relação entre o mindfulness, o stress, a satisfação com a vida e o desempenho académico nos estudantes de medicina da universidade da beira interior

Aproximadamente, metade do nosso tempo em vigília é passado em divagação mental (mind wandering). Divagação é definida como pensamento não relacionado com a tarefa que está a ser realizada, um estado mental que afasta o sujeito dos estímulos externos do momento. Esta distração é incrementada pelo stress e vai influenciar negativamente a atenção, a concentração e a aprendizagem. Sendo a medicina uma área de constante aprendizagem, esta distração pode afetar o desempenho académico. O principal objetivo deste estudo consistiu em investigar como se interrelaciona o mindfulness, o stress percecionado, a satisfação com a vida e o desempenho académico. Não se verificou relação direta entre o nível de mindfulness e o desempenho académico, podendo estas variáveis estar relacionadas indiretamente, visto que mindfulness está associado a baixos níveis de stress que por sua vez estão relacionados com melhor desempenho académico. Mindfulness associa-se também com satisfação com a vida. Estudos futuros são necessários para compreender melhor como se relacionam estas variáveis e esclarecer a importância da implementação da prática de mindfulness em alunos de medicina.

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