PUB


 

 

Mudança e gestão emocional

2003
ventura.marina@gmail.com
Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho. Certificada em Mayer Salovey Caruso Emotional Intelligence Test - MSCEIT (pela Evidence Based Psychology), Herrmann Brain Dominance Inst

Dissertação para obtenção do grau de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho - Escola de Economia e Gestão

A- A A+
Mudança e gestão emocional

Com este trabalho pretende-se aceder algumas das percepções quer, dos colaboradores quer, das suas chefias intermédias, sobre o papel das emoções no dia a dia num contexto organizacional em constante mudança. Depois da revisão dos conceitos associados à gestão emocional em contextos organizacionais, procedeu-se à realização de entrevistas semi-estruturadas numa organização, aqui denominada de Electronics, do sector das telecomunicações. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a grounded analysis. Como principais conclusões surge a importância das emoções para o bem estar e bom desempenho dos colaboradores, assim como forma de diminuir o turnover e a resistência á mudança. A catarse e o contágio emocional são pontos fundamentais a ter-se em linha de conta ao avaliar as relações profissionais. Apresenta-se por fim um esquema teórico onde se resumem estas inter-ligações. No entanto, não é possível generalizar estes resultados, uma vez que estes se referem a uma única organização e carecem de confronto com outras fontes de recolha de dados para serem validados. Estudos futuros deverão reproduzir o estudo para aferir da possibilidade de generalização dos resultados, por um lado e, investigar se com diferentes tipos de gestão usados pelos gestores intermédios se obtêm diferentes padrões de gestão emocional.

 Ler texto integral em PDF