PUB


Dislexia

  • Photo

    Como Estrelas na Terra

    ´Como Estrelas na Terra´ é um filme que conta a história de uma criança com dislexia. Ishaan Awasthi é um menino indiano, de 9 anos, que sofre bastante por ter dificuldades na escola e ser incompreendido pela família. Ishaan revelava muitas dificuldades nas disciplinas ´principais´, como as línguas e a matemática. No entanto, noutras áreas, demonstrava ser um menino muito inteligente, criativo e curioso, apesar de ser visto por todos, especialmente pelos pais e professores, como preguiçoso, desinteressado e burro.

    Esta criança repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corria o risco de repeti-lo novamente. Ishaan costumava dizer que as letras dançavam à sua frente e que não conseguia acompanhar as aulas, nem focar a sua atenção. O seu pai acreditava apenas na hipótese de falta de disciplina e tratava-o com muita insensibilidade e rudez. Ao ser chamado à escola, o pai do menino decide deixá-lo num internato. Tal atitude fez com que Ishaan perdesse a vontade de aprender e de ser criança. O menino entra em depressão e, inesperadamente, surge na sua vida um professor de artes, que desde logo se apercebeu que algo de errado se passava com aquela criança. O professor não levou muito tempo até lhe diagnosticar dislexia, o que o levou a pôr em prática um ambicioso plano de recuperação para a criança, que havia perdido a sua ´réstia de luz´ e a vontade de viver.

    Recomendado:

    ´Estrelas na terra - toda criança é especial´: um olhar da psicopedagogia sobre o filme para reflexão sobre a causa e consequências da dislexia

    Ver filme